Diomedes Chinaski é um dos nomes mais quentes do ano de 2018, o Pernambucano tem trabalhado em um ritmo frenético desde que veio para São Paulo em março, seus últimos projetos musicais repercutiram bastante o que rendeu até um convite para o estúdio Showlivre, recentemente ele anunciou sua próxima mixtape a “Comunista Rico” e convidamos ele para bater um papo sobre esse próximo trabalho.

ODB Diomedes Chinaski, você anunciou que sua próxima mixtape se chamará “Comunista Rico” e esse nome causou bastante impacto, alguns acharam contraditório, outros acharam engraçado e outros ficaram sem entender, conta para nós, qual é a ideia de Comunista Rico?

D.CHaha! A mixtape não se trata de política… e sim de um cara que se identifica pra caralho com várias bandeiras socialistas, quase todas, mas ao mesmo tempo está nessa de Rap tentando fazer um dinheiro de verdade… comunista rico porque eu quero tudo que o mundo pode me oferecer, mas eu não acredito que o capitalismo precise ser tão burro, tão doente…. comunista rico porque a verdadeira riqueza está no compartilhar… comunista rico como um nome extraído da rima de Don L “eu sou comunista e curto carros”… comunista rico não é sobre política… é sobre um cara que fez o que fez pra consegui entrar no circuito do Rap Nacional, mas nem é tão comunista assim e nem está rico ainda, mas já se sente melhor, já está melhor que antes… comunismo por pensar coletivamente, rico de ideias… e de vontade de vencer.

ODBE qual principal mudança desse lado do Diomedes ambicioso e visionário em Comunista Rico para o lado mais emocional do Chinaski que você mostrou em Ressentimentos parte 2?

D.CA auto estima está melhor. Está mais descontraído. Tem as músicas profundas também, mas também tem as músicas sexs. Tem os traps e as drogas também (risadas).

ODB E sobre as participações muita gente falou sobre Predella (Costa Gold) e Felp22 (Cacife Clandestino), mas vamos falar sobre Don L, rapper que você é fã assumido e que o som de vocês no disco dele chamou bastante atenção, como é finalmente ter uma track sua com um dos seus maiores ídolos?

D.CÉ muito gratificante. Principalmente na música que ele entrou. Acho que é a mais hit e cheio de autoestima do disco. Sou eu, Felp, Don L e Mazili no beat desses … o clipe já está gravado… não aparecemos no clipe… apenas uma menina atuando, um campo de várzea lá no Jaú (Cangaíba)… e a música fala sobre vida e futebol… Don L trouxe a reflexão que a música precisava pra não romantizar o futebol como algo sempre bom e Felp trouxe a sonoridade… Música sensacional. O beat de Mazili é lindo!

 ODBE como está sendo ser mais um Nordestino em SP?

 D.C Para mim tem sido bom, mas lembrando que eu estou aqui sendo quem eu sou e tendo feito o que eu fiz, será que se não fosse assim o tratamento seria o mesmo? Vejo meus conterrâneos aqui trabalhando no pesado, ou nos taxis e ubers… Vejo também que “Baiano” é um xingamento…, mas vejo também que SP sem os nordestinos fica vazio… Nós estamos aqui em todo lugar. Na verdade São Paulo é muito nordestino, agora en  tendo porquê Sulicídio cativou tantas pessoas, não por ser uma diss e sim porque essas pessoas finalmente puderam gritar que são nordestinos com orgulho.

ODBE esse lado critico do Aprendiz acerca dessas mazelas históricas vai estar presente na Comunista Rico? Adianta umas novidades sobre a mixtape pra nós

D.CEmbora seja uma mixtape, e eu fale como sempre muito de mim, eu sempre reflito de alguma forma isso, não é de forma profunda como será no meu disco de estreia, mas tem uma sobre a Igreja Católica, a intro é bem política também, lembrando que é mixtape e o conceito não precisa ser tão bem amarrado como em um álbum, mas como vocês sabem como eu sou, até na minha mixtape tem conteúdo.

ODB– E sobre as participações e produções fala um pouco sobre o processo de produção com algumas pessoas que você não conhecia pessoalmente até recentemente.

D.CEu sou fascinado por gravar. Já venho gravando essas paradas faz um tempo. Por isso que chamo de mixtape, pois eu faço as músicas na hora, dentro do estúdio e não regravo nada… por isso que quando parar pra produzir meu disco e será esse ano será com certeza um dos melhores… Essa mixtape sou eu rimando em beats irados com rappers irados. E mesmo assim um dos melhores materiais do ano, com certeza. Beats de Will Diamond, Wills beef, Makalister, Luiz Lins, Mazili, Meomack e o HTTP … Mas é apenas uma mixtape. Algo que eu faço para passar as horas em um estúdio. Muita coisa fruto da vivência na Safira Green com Carl de Moraes e Honorato captando num tempo muito difícil ano passado. Rimando pra não enlouquecer. E ai, havia desistido da mixtape, ai depois fiz algumas novas, montei e vi que tenho um material foda. Ouço todo dia. Na ordem certa. Tem música também que nem é Rap, música internacional. Tem um funk paulista!

 

ODBDiomedes, você chamou atenção do rap nacional todo com a polêmica Sulicídio e ao mesmo tempo recebeu ataques e respostas de diversos rappers, como tu lida com isso e hoje qual tua opinião sobre diss?

D.CAcho que uma diss pode ser foda quando tem uma razão pessoal ou um motivo político como foi Sulicídio. Se você observar a faixa “Control” que Kendrick fez aquilo não é tratado como diss. Por isso que Sulicídio um dia não será mais tratada como diss. E eu estou em SP e vi que os caras me respeitam. E eu respeito todos que me respeitarem. Isso é coisa minha. Da minha índole. Mas a caneta está afiada para quem desafiar. Eu percebi aqui que dei origem a um movimento muito mais forte que a música. Falo dos nordestinos que vivem aqui. Que careciam de autoestima. E ai falam como se eu tivesse dado para trás mas a real é que só eu continuo gritando Nordeste no Comando !!!! Apenas eu…
E agora eu grito na mesma faixa dos caras e eles entendem e respeitam. Nós somos tipo latinos aqui… é como se fosse uma escala a baixo dos negros…
Mas “não existe nada que os irmãos não podem”

ODBE para finalizar, dá para ser Comunista e Rico?

D.C– Com certeza. Acho que a Suécia é mais ou menos isso.
Educação e Saúde não pode ser privada.
Carreiras na política não podem ter grandes salários.
A miséria deve ser extinta da face da terra.
Vida decente pra todo mundo já !!!
Coloquem a #comunistarico em todo lugar

Leave a Reply

Your email address will not be published.